HABILIDADES MÍNIMAS WFTDA

Requisitos mínimos de habilidades da WFTDA [i]

(Women´s Flat Track Derby Association)

© 2013 Women’s Flat Track Derby Association (WFTDA)

 Cada liga membro da WFTDA  deve indicar um responsável para se certificar que todas as patinadoras que participam do jogo atendem aos requisitos de habilidades listados abaixo. Passar no teste de regras WFTDA também é parte dos requisitos mínimos de habilidades. As ligas são responsáveis por determinar a frequência da reavaliação baseada na experiência da patinadora e no nível de habilidade da mesma.

As habilidades mínimas são:

– Necessárias para patinadoras de times que participam de jogos aprovados pela WFTDA;

– Fortemente recomendadas para patinadoras que participam de scrimmages intra-ligas, inter-ligas e jogos em geral;

– Recomendados para novas patinadoras para serem aprovadas em exercícios de contato e scrimmages intra-ligas.

 HABILIDADES BÁSICAS DE PATINAÇÃO

1.1  Postura de patinação

1.1.1 Joelhos flexionados, coluna reta e ombros para trás.

1.1.2 Demonstrar estabilidade, com o centro da gravidade abaixo e a frente.

1.1.3 Demonstrar habilidade ao patinar agachada, com os joelhos flexionados.

1.2  Passadas

1.2.1 Executar passadas estáveis, confiantes e fluídas.

1.2.2 Usar ambos os pés para avançar em linha reta.

1.2.3 Trocar o peso completamente de um pé para o  outro sem tropeçar.

1.3  Cruzadas

1.3.1 Executar cruzadas suaves ao patinar em linha reta e nas curvas.

1.3.2 Usar ambos os pés para impulsionar durante as cruzadas.

1.3.3 Executar cruzadas para ambos os sentidos da pista.

1.4  Velocidade e resistência

 1.4.1 Patinar pelo menos 27 voltas em uma pista de tamanho oficial em 5 minutos.

1.4.2 Dar uma volta completa na pista de tamanho oficial em menos de 13 segundos partindo da posição parada.

1.5  Paradas

 A patinadora deve parar completamente em no máximo 4 segundos a partir de uma velocidade rápida de forma correta e sem perder o equilíbrio.

1.5.1 T-stop

1.5.1.1 Equilibrando o peso em uma perna, o outro pé é virado em um ângulo de 90 graus de modo que o calcanhar ou o peito do pé do pé virado esteja alinhado com o calcanhar do outro pé.

1.5.1.2 Manter o equilíbrio em uma perna, que aplica uma pressão suave com o pé virado usando as duas rodas de fora, as duas rodas da frente, ou todas as quarto rodas (não usando somente as duas rodas de dentro).

1.5.2  Plowstops

1.5.2.1 Virar um ou ambos os pés de modo que os dedos do pé estão apontando para dentro e os calcanhares apontando para fora.

1.5.2.2 Após completar a parada, os pés devem estar numa posição que permitirá continuar a patinar (os pés não estão espalhados de forma que a patinadora tenha que ajustar o posicionamento antes de continuar a patinar).

1.6 Outras habilidades

 1.6.1 Deslizar somente com um pé de cada vez durante todo o comprimento da volta da pista e em direção reta com bom equilíbrio:

1.6.1.1 Em posição abaixada com um pé fora da pista, a patinadora deve ser capaz de equilibrar o peso sobre o outro pé por no mínimo 5 segundos;

1.6.1.2 Manter velocidade suficiente para deslizar suavemente.

1.6.2 Impulsionar-se enquanto mantém todas as oito rodas no chão (sticky skating)

1.6.3 Mover-se com facilidade e fluidamente de um lado para o outro da pista:

1.6.3.1 Faz ultrapassagens suaves e rápidas pela lateral, cruzando a pista pelo menos 4 vezes em cada reta e pelo menos 3 vezes em cada curva.

1.6.4 Patinar de costas dentro do limite da pista.

1.6.4.1 Manter um ritmo moderado de patinação de costas por toda a pista.

TÁTICAS DE RECUPERAÇÃO

A patinadora deve realizar as seguintes quedas de maneira segura, correta e natural. Devem conseguir deslizar com o joelho em contato com o chão, ao invés de cair brutalmente com a joelheira. Os slides devem ser feitos em um ritmo rápido sem usar as mãos ou abanar os braços. A volta ao ritmo de patinação normal deve ser suave e imediata.

2.1 Queda com um joelho

 2.1.1 Esquerda

2.1.2 Direita

2.1.3 Fazer cada queda com o joelho sem parar completamente.

2.1.4 Cair com um joelho sem interromper o ritmo normal da patinação.

2.1.5 Recuperar-se da queda sem usar as mãos para levantar.

2.1.6 Fazer duas quedas com um joelho consecutivas ao patinar, se recuperando rápido.

2.2 Slides com dois joelhos

 2.2.1 Os joelhos não podem fazer contato com o chão ao mesmo tempo.

2.2.2 Retornar a patinar em 3 segundos.

2.2.3  Não usar as mãos para levantar.

2.2.4 A aceleração usada para começar o slide deve continuar durante a recuperação até a realização de movimentos normais de patinação.

EQUILÍBRIO E AGILIDADE

A patinadora deve demonstrar a habilidade de realizar tais tarefas sem perder o equilíbrio, tropeçar ou cair.

3.1 Deslocamento mantendo controle das rodas (impedindo que elas girem)

3.1.1 Deslocar-se para frente e para trás (impedindo que as rodas girem)

3.1.2 Deslocar-se para ambos os lados (impedindo que as rodas girem)

3.1.3 Grapevine (O primeiro pé dá um passo ao lado, o segundo pé dá um passo por cima e na frente do primeiro pé, o primeiro pé dá um passo ao lado, o segundo pé dá um passo para trás e cruza o primeiro pé) para a direita e a esquerda.

3.1.4 Shuffle (O primeiro pé dá um passo para o lado, o segundo pé da um passo para a direção do primeiro sem cruzar o primeiro pé, o primeiro pé imediatamente dá um passo para o lado com um movimento de salto) tanto para a direita como para a esquerda.

3.1.5 Quick steps (ambos os pés rapidamente se alternam em pequenos passos, com somente um pé no chão de cada vez) parados, e para a direita e esquerda.

3.1.6 Habilidade de se equilibrar em cada pé, na posição parada, por pelo menos 30 segundos.

3.2 Hopping

3.2.1 Saltar por cima de um objeto de pelo menos 15 centímetros de altura sem tocar o mesmo, enquanto patina em uma velocidade moderada.

3.2.2 Saltar com ambos os pés ao mesmo tempo, mas não necessariamente aterrissando com os dois pés simultaneamente.

3.2.3 Saltar lateralmente pelo menos 45.5 cm vindo de uma velocidade de patinação rápida

3.3 Foco

3.3.1 Confortavelmente olhar para a esquerda, direita, e para trás rapidamente e inesperadamente mantendo uma passada regular em uma velocidade moderada.

3.4 Weaving  (“zigue-zague”)

3.4.1 Driblar 10 cones, cada um com no máximo 1.5m de distância entre eles, (não excedendo 15m), colocados em linha reta e em curvas em menos de 6 segundos.

3.4.2 Driblar confortavelmente e suavemente dentro de um pack de patinadoras se movendo moderadamente sem olhar para seus próprios pés.

3.5 Transições

3.5.1 Girar 180 graus sem mudar a passada, mantendo uma velocidade moderada.

3.5.1.1 Girar no sentido horário e no sentido anti-horário de frente para trás.

3.5.1.2 Girar no sentido horário e no sentido anti-horário de trás para frente.

3.5.2.3 Girar 360 graus sem mudar a passada, com uma velocidade moderada. Girar 180 graus duas vezes sem mudar a passada é aceitável.

HABILIDADES E INTERAÇÕES NO PACK

A patinadora deve demonstrar habilidade em fazer os seguintes movimentos legalmente, com segurança e sem perder o equilíbrio, tropeçar ou cair, patinando em uma velocidade moderada.

4.1 Whips

4.1.1 Executar whips com os braços.

4.1.1.1 Ao executar um whip para o lado de dentro da pista (inside whip), a patinadora que inicia o whip  deve segurar o seu braço direito contra o seu corpo, dando a mão como sua alavanca para a receptora pegar e puxar. A iniciadora não tenta puxar usando o ombro, mas pode usar a mão esquerda para empurrar a patinadora receptora.

4.1.1.2 Ao executar um whip para o  lado de fora da pista (outside whip), a patinadora que o inicia posiciona o corpo com um pé estendido em frente do outro, e estende o braço direito para a receptora. A patinadora receptora agarra a mão da iniciadora com a sua mão direita. A iniciadora do whip, usando seus músculos abdominais, não os músculos do ombro, puxa a receptora, transferindo movimento à patinadora realizando owhip.

4.1.2 Executar whips de quadril e “de roupas”.

4.1.2.1 Consistentemente demonstrar habilidade, julgamento e timing para executar um whip usando o corpo de outra patinadora ou suas roupas, sem fazer a outra patinadora perder o equilíbrio.

4.1.2.2 Consistentemente demonstrar estabilidade para executar whips com o quadril e com roupas sem perder o equilíbrio.

4.2 Empurrões

4.2.1 Dando empurrões

4.2.1.1 A patinadora recebe empurrões perto do seu centro de gravidade (na cintura ou glúteos) com bastante força para causar uma mudança notável na direção de movimento.

4.2.1.2 Os empurrões devem ser concentrados e consistentes (não viram os quadris da patinadora receptora).

4.2.1.3 Os empurrões são paralelos ao chão (não para cima causando a receptora a ser arrastada ou a cair, ou causando a receptora a ser jogada ao chão).

4.2.1.4 A patinadora deve manter a postura e o equilíbrio antes, durante e depois de dar um empurrão.

4.2.2 Recebendo empurrões

4.2.2.1 A patinadora deve usar o movimento de um empurrão para frente para acelerar e começar a patinar dentro de dois segundos

4.2.2.2 A patinadora deve manter a postura e o equilíbrio ao receber um empurrão para a frente, para a esquerda e/ou direita.

4.3 Ritmo

4.3.1 A patinadora deve ajustar-se às diferentes velocidades de ritmo (acelerar/reduzir) ao andar  em fila indiana ao mesmo tempo que mantém uma distância de um braço das outras patinadoras sem cair, tropeçar, ultrapassar ou bater em outra patinadora.

4.4 Desviar-se de obstáculos móveis

4.4.1 A patinadora deverá demonstrar dribles ao passar através de uma fila única de patinadoras, cada uma separada por um espaço de um braço, em uma velocidade moderada.

4.5 Obstáculos moderados

4.5.1 Formar um pack composto de 4 a 10 patinadoras, as quais deverão se movimentar em uma velocidade moderada. Todas as patinadoras deverão demonstrar a habilidade de realizar quedas com joelhos seguras e slides em momentos inesperados no pack. As patinadoras do pack devem desviar das patinadoras no chão sem sair do pack, cair em cima das mesmas ou causar danos desnecessários.

4.5.2 Demonstrar habilidade de recuperar o equilíbrio depois de bater os patins ou de travar as rodinhas com outra patinadora.

BLOQUEIOS

A patinadora deve demonstrar habilidade de realizar as tarefas abaixo sem se chocar com outras patinadoras, patinando em uma velocidade moderada.

5.1 Recebendo hits

5.1.1 A patinadora deve responder com segurança a bloqueios repetidos sem atrapalhar ou agarrar outras patinadoras. Se o hit desequilibrar a patinadora, ela deve cair de forma segura, sem se estatelar e deve demonstrar habilidade para se recuperar entre 2 a 4 segundos.

5.1.2 Demonstrar o descrito acima em uma situação em um pack, sem causar perigo desnecessário para as patinadoras .

5.2 Bloqueio posicional e bloqueio frontal

5.2.1 A patinadora deverá fazer contato com uma boa postura e sem perder o equilíbrio.

5.2.2 Demonstrar habilidade de empurrar uma oponente com as zonas legais de bloqueio em zonas legais de alvo ao se mover em uma velocidade moderada do pack.

5.2.3 Demonstrar habilidade de fazer o plowstop em um pack sem tropeçar em outras patinadoras .

5.2.4 Demonstrar habilidade de usar o plowstop para retardar outra patinadora.

5.2.4.1 A patinadora não deve estar mais do que 0.5m à frente de outra patinadora.

5.2.4.2 A outra patinadora deve demonstrar redução no ritmo devido ao bloqueio do posicionamento e/ou do contato da patinadora.

5.3 Checks

5.3.1 Demonstrar habilidade de realizar repetitidos checks de quadris e de corpo usando as zonas legais de bloqueio válidas em zonas legais de alvo com força moderada ou forte ao patinar em um ritmo rápido.

GLOSSÁRIO

*Ritmo

Ritmo rápido: mais do que 5 voltas por minuto

Ritmo moderado: de 3 a 5 voltas por minuto

* “Sem variação de passadas”

Uma patinadora começa a patinar em uma direção e, usando o mesmo ritmo estabelecido como o ritmo da passada da patinadora, executa a tática de transição e/ou de recuperação e continua a patinar com a mesma passada anteriormente estabelecida sem uma mudança perceptível de velocidade ou ritmo.


[i] Você pode baixar a versão original em inglês no link a seguir: http://www.wftda.com/resources/wftda-minimum-skill-requirements.pdf

[ii] Versão 4.10. Atualizado em 31 de Janeiro de 2013. Este documento foi criado pelo comitê de treinamento da WFTDA. Perguntas sobre o MSR devem ser enviadas diretamente para o comitê de treinamento da WFTDA pelo e-mail training@wftda.com .

[iii] Tradução: Flávia Avancini Galvêas

Um Comentário

  1. Pingback: Como turbinar nossa performance rollerdérbica? Parte 1: alimentação “pré-track”. | Black Hearts Derby Girls

Deixe um comentário