OS 10 MANDAMENTOS DA LESÃO ROLLERDÉRBICA

Se machucar faz parte da vida. Vai dizer que você não tem nenhuma cicatriz de infância pra contar história? Praticar um esporte é aceitar que isso pode continuar acontecendo quando adulto, mesmo que você prefira cruzar os dedos e ignorar a possibilidade de uma tragédia. Soro, pontos, bisturi, remédios, hospital. Nada disso combina com a liberdade de voar sobre os patins, certo?  Mas a vida nos prega peças. E no momento mais aleatório de um treino qualquer pode rolar um azar, e te fazer encarar desde um roxo no quadril que some em alguns dias até lesões mais graves. Foi o que rolou com a nossa capitã Pauleira e integrante do Team Brasil, em 2013. No depoimento abaixo, ela conta como foi o acidente em que fraturou o tornozelo, fala sobre sua ligeira recuperação e dá dicas de como enfrentar da melhor maneira possível esse momento bad para voltar logo ao track, caso você passe por algo semelhante (tomara que não!).

DEPOIMENTO PAULA FIGUEIRA (PAULEIRA)

“Quando resolvi praticar roller derby, li um texto muito legal traduzido pelas Gray City Rebels (SP) chamado “Os 10 mandamentos do Roller Derby”, que aborda de forma bastante realista questões essenciais para qualquer pessoa que queira se aventurar no esporte. Porém, existe um mandamento bastante óbvio para um esporte de contato, mas que a gente prefere não querer saber dele:

5º mandamento: Você irá se machucar – Calcanhares quebrados, tendões rompidos e ombros deslocados são algumas das fraturas mais comuns no Roller Derby. Você aprenderá como cair com segurança para evitar fraturas graves, no entanto, você deve ficar ciente de que quando estamos na pista, há riscos de fratura.

Sou dessas que sempre praticou esportes! Patino desde os 7 anos de idade, já fiz vôlei, handball, tennis, muay thai, corrida, stand up paddle…. mas nunca imaginei que um algum dia  sofreria alguma lesão grave. O roller derby (e alguns anos de psicanálise, rs) tem me ensinado muito como é importante encararmos nossos momentos de impotência e superar nossas dificuldades…

Em setembro de 2013 fui convidada para participar de um “scrimmage” com as Ladies Of Helltown, em São Paulo. Faltavam 2 meses para 2º Brasileirão de Roller Derby, onde aconteceria o tryout para o Team Brasil 2014 que disputará o mundial em Dallas. Por isso, eu estava treinando muito, comendo e respirando roller derby na época! No entanto, meus planos foram interrompidos nos 7 minutos finais do último tempo do jogo, quando caí e fraturei o maléolo lateral da fíbula direita (próximo ao tornozelo).

Imagem

(Raio-x do tornozelo direito da Pauleira: uma platina e 4 parafusos)

Ainda me lembro do escândalo que fiz e do som do “crack” na hora da fratura (parece bizarro, mas dá pra ouvir sim!). Dói pra caramba e a única coisa que me restava fazer era gritar muito. Dizem que alivia a dor, né? Fui levada de ambulância para um hospital público em São Paulo e por incrível que pareça fui atendida na hora em que cheguei. O médico disse que meu caso não era de cirurgia para me acalmar, porque minha passagem de volta para o Espírito Santo estava marcada para o mesmo dia.

Chegando aqui, meu ortopedista me convenceu que a melhor coisa a ser feita era a intervenção cirúrgica, pois a recuperação é mais rápida e logo estaria de volta à ativa. Não pensei duas vezes: partiu centro cirúrgico! Resultado: hoje sou uma mulher biônica portadora de uma platina, 4 parafusos e uma belíssima e sedutora cicatriz na perna direita.

Minha recuperação foi considerada muito rápida pelo meu próprio médico. No 1º mês pós-operatório já estava livre das muletas; no 2º estava de volta aos treinos de musculação na academia; no 3º mês já podia subir nos patins; e no 5º mês tive a oportunidade de fazer o tryout para o Team Brasil 2014 – e passei! Yay! Com pouco menos de 6 meses de cirurgia retornei oficialmente ao track num jogo do Team Brasil no Rio de Janeiro.

Imagem

(A terceira da esquerda, com meias vermelhas: 5 meses após o acidente, Pauleira volta a jogar e logo é aprovada no tryout para continuar na seleção brasileira)

Simplesmente parecia que eu nunca havia fraturado meu tornozelo. Perdi um pouco o “timming” do jogo pelo tempo parada, mas com o passar do tempo fui ficando mais esperta. Minhas habilidades parecem até que estão melhores do que antes do acidente. E não, em momento algum tive medo de cair e me machucar de novo!

Qual foi a mágica que eu fiz para me recuperar tão rápido? Nenhuma! Mas tenho algumas dicas de ouro que poderão te ajudar se por acaso se machucar. Que tal chamá-las de “Os 10 mandamentos da lesão rollerdérbica”? Vamos lá:

10247307_10203522512448569_443885302_n

               (À direita, Pauleira reestreia em fevereiro deste ano num scrimmage do Team Brasil x São Paulo)

1. LEVE A SUA REABILITAÇÃO MUITO A SÉRIO. Faça todas as sessões de fisioterapia que tiver que fazer. Não “coloque a carroça na frente dos burros” e não arrisque fazer coisas que o seu médico não liberou ainda.  Tudo o que o meu médico e o meu fisio me indicavam eu sabia que por mais chato que fosse, era para fazer com que eu retornasse ao esporte o mais rápido possível.

2. TENHA PACIÊNCIA. Seu corpo precisa de tempo para se recuperar. Aproveite o tempo de molho em casa para assistir filmes e “zerar” seriados no netflix, ler bons livros, jogar videogame e ficar literalmente de pernas para cima.

3. ALIMENTE-SE BEM. Não me venham com essa conversa de que no roller derby não existe preocupação com dietas e forma física.  Não tenho corpo atlético, mas acredito que minha alimentação balanceada ajudou bastante na cicatrização da lesão. Além disso, com o corpo mais leve, meu tornozelo tinha menos peso para carregar e assim recuperou mais rápido as suas funções. Não esqueça de tomar os remédios direitinho também!

4. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA ASSIM QUE O SEU MÉDICO LIBERAR. Caminhada na areia, andar de bicicleta, stand up paddle foram algumas atividades que ajudaram a acelerar minha recuperação, além de me deixarem feliz por estar fazendo alguma atividade física, já que sou dessas pessoas viciadas em endorfina que não conseguem ficar no sedentarismo por mais de 2 dias.

5. A BOLSA DE GELO SERÁ SUA MELHOR AMIGA DURANTE UM BOM TEMPO. Gelo é o melhor antiinflamatório do mundo, alivia a dor e o inchaço consequentes da lesão. Se algum profissional recomendar o tratamento com gelo, não deixe de fazê-lo, mas não mais que 20 minutos de duração, porque você pode ter uma queimadura na pele (experiência própria, risos). Apesar de 100% recuperada, a minha bolsinha de gelo continua no meu freezer pronta pro que der e vier, principalmente quando os treinos são mais pesados do que de costume.

6. FIQUE PERTO DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA. Sim, não parece, mas sou fofa e acredito que o amor do meu marido, da minha família e dos meus amigos que me ajudaram nesse período foi essencial para que eu melhorasse mais rápido.  Portanto: por mais que esteja irritada com a dor e a limitação física, aceite e retribua o carinho recebido, ao invés de se isolar e sofrer sozinha.

7. NÃO ABANDONE A SUA LIGA DE ROLLER DERBY!  Sei bem que é terrível assistir aos treinos sem poder participar deles, mas lembre-se que a sua liga precisa de você, e você precisa da sua liga. Ajude como puder com tarefas que não exijam esforço físico. Com 20 dias de cirurgia eu estava de volta aos treinos, ficava sentada num banquinho assistindo tudo. Isso me deu força pra querer me recuperar e voltar logo para os treinos.

8. NINGUÉM É CULPADO PELA SUA FRATURA, muito menos você. Conhece aquele ditado: “merda acontece” ? Pois é, aconteceu comigo e pode acontecer com você, ou não. A vida é imprevisibilidade pura! Aceite o que acontecer e pense positivo para passar logo.

9. APROVEITE PARA ESTUDAR REGRAS E ASSISTIR JOGOS. Não preciso nem explicar o porquê, né?

10. NÃO TENHA MEDO DE CAIR. É comum dar um medinho de leve no começo, assim como no retorno de uma lesão, mas logo passa. Se cair, levante, mesmo que você precise passar um tempo de muletas, com pinos e parafusos na sua perna. Se tiver paciência e fizer tudo direitinho como o seu médico mandar, estará de volta rapidinho. Essa história toda me faz lembrar uma das minhas citações favoritas do filósofo e médico francês Georges Canguilhem, que diz que saúde é um luxo biológico, é a capacidade de cair doente e se recuperar! Se o medo persistir, acho que é hora de se questionar se o roller derby é o esporte mais adequado para você. Mas se houver coragem o suficiente, vá em frente. Lembre-se que uma cicatriz é uma prova da sua força e por trás dela há sempre uma boa história para contar.”

 

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s