Black Hearts na campanha pela prevenção do câncer de mama.

 
Entrando no clima da campanha Outubro Rosa, nós da liga Black Hearts Derby Girls viemos alertar as garotas sobre um assunto muito sério: a prevenção do câncer de mama. Esse papo de campanha parece meio cliché, mas é importante saber que o câncer de mama é o mais comum – e mais temido – entre as mulheres, mata mais de 10 mil brasileiras todo ano e a estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que em 2013 surjam mais 52.680 novos casos da doença. É assustadora a velocidade com que ele atinge cada dia mais pessoas.
 
Temido sobretudo porque, além dos dolorosos tratamentos e do medo de não resistir, seus efeitos psicológicos são muito fortes, afetando a própria imagem e até a sexualidade. Por isso, não custa tirar uns minutinhos para saber mais sobre essa doença e descobrir que as formas de preveni-la são muito simples, evitando uma vida de sofrimento.
O nosso papel aqui é incentivar as mulheres a realizarem o diagnóstico precoce e ficarem mais espertas! E como esporte tem tudo a ver com saúde, a dica nº1 de todos os guias de prevenção é sempre: ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas (é aí que entra o roller derby)!  Se até mesmo um exercício simples, como a caminhada diária, pode diminuir em até 14% as chances da doença, segundo estudo norte-americano, imagine um esporte completo como o roller derby? Isso a pesquisa também responde: atividade física de alta intensidade foi associada a um risco 25% menor. E aí, vai continuar sedentária? Então prepare-se para suar, mas antes confira algumas informações sobre o câncer de mama e dicas valiosas de como se prevenir:
 
– A partir dos 20 anos, o auto exame do toque deve ser realizado cinco dias após o término da menstruação, todo mês. (É simples: de frente para o espelho, ponha os braços pra cima, depois um vai na nuca e com o outro apalpe a mama com movimentos circulares procurando por caroços).
– Mas não são só os caroços: Alterações na auréola e a presença de secreções na mama também podem ser um sinal de câncer.
 
– Uma boa notícia para as novinhas é que ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta faixa etária os riscos aumentam muito. Então alerte a mãe, a tia, a avó e as amigas a fazerem a mamografia.
 
– Mulheres entre 40 e 69 anos devem realizar a mamografia 1 vez ao ano, ou começar antes se houver alterações na mama ou casos na família: uma filha que tem ou teve uma mãe ou avó diagnosticada com a doença, deve começar a rotina de exames aos 35 anos. 
 
– Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura 🙂
 
– Os sintomas do câncer de mama são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Também podem surgir nódulos palpáveis na axila.
 
– Pratique atividade física, pelo menos três vezes na semana e durante 30 minutos de treino. 
 
– Tenha uma alimentação leve e saudável: prefira frutas, verduras, fibras, legumes, soja, peixes. Mulheres que se alimentam bem reduzem as chances de ter um câncer de mama em até 40%. Evite os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal.
 
– Não fume! E se você fuma, pare o quanto antes. Mulheres que fumam aumentam muito as chances de ter qualquer tipo de câncer. Evite também o consumo de álcool, porque ele altera os níveis hormonais e aumenta as chances de ter câncer.
 
– Take it easy! Evite o stress, ele está entre os grandes fatores de risco para câncer de mama. Alguns estudos mostram que mulheres com uma rotina muito agitada e estressante têm quase o dobro de chances de desenvolver a doença.
 
– O silicone não é vilão. Não há evidência científica de que exista associação entre implantes mamários de silicone e o risco de ter câncer.
 
– Os homens também podem desenvolver a doença, mas a incidência é baixa e atinge apenas 1% dos casos.
 
– Os riscos aumentam em mulheres acima dos 40 que tiveram: menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente familiar (parentes de primeiro grau), reposição hormonal, obesidade, sedentarismo, alcoolismo. 
– Mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico (papanicolau) periodicamente, para prevenir o câncer do colo do útero.
Esperamos que nossas informações tenham ajudado vocês a se conscientizarem mais sobre a importância da prevenção do câncer de mama! Afinal, precisamos dos nossos corpinhos saudáveis para entrar com força total no track!
Por: Amanda Freitas, “Black Lotus” #15
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s