Como turbinar nossa performance rollerdérbica? Parte 1: alimentação “pré-track”.

Uma das coisas que fazem do roller derby o esporte mais legal do mundo é o fato de que todos os tipos físicos são bem vindos em sua prática e por isso tem atraído muitas mulheres mais desencanadas com dieta e que não são tão chegadas a puxar um ferro na academia. Só que não podemos esquecer que o roller derby é um esporte que exige muita força e resistência de suas jogadoras, portanto, se você quer ser uma atleta de verdade terá que mudar alguns hábitos para conseguir encarar um jogo.

Quem já deu uma olhada nas novas habilidades mínimas exigidas pela WFTDA (Women´s Flat Track Derby Association) publicadas neste ano já está ligada que a lista está um pouco mais rigorosa. Desde então adequamos os nossos treinos aos novos skills e a pergunta que não quer calar é: como turbinar nossa performance rollerdérbica? Pensando nisso, a partir de hoje iniciaremos uma série no nosso blog com algumas dicas gerais para ajudar todas as derby girls que querem suar a camisa de verdade na pista. A gente se inspirou em algumas “loucas da academia” (risos) como a Gabriela Pugliesi e a Penélope Nova que tem dado dicas incríveis de alimentação e fitness em seus blogs, além de contar com a experiência pessoal de algumas de nossas derby girls que inseriram em seus cotidianos uma alimentação mais saudável e seguem uma rotina de exercícios físicos. Mas lembre-se que tudo o que você vai ler aqui são apenas dicas gerais e que jamais dispensará a ajuda profissional, afinal, cada corpo e organismo tem suas diferenças e suas especificidades.

Hoje nós vamos falar sobre alimentação “pré-track” (ou seja: antes do treino ou antes do jogo) porque sim, isso faz uma diferença incrível! Afinal, não adianta comer aquele x-burger antes do treino e querer render durante 3 horas, né? Se você vai entrar no track daqui a 30 minutos, recomenda-se que consuma alimentos de energia de liberação gradual, tais como: 1 porção de fruta + 3 colheres de sopa de cereais + 1 caixinha ou copo de suco(250 ml) OU 1 caixinha ou um copo de suco (250 ml) + 1 barra de cereais OU 2 fatias de pão integral com geléia light + 1 água de coco de 300 ml OU 3 biscoitos integrais + 1 “bananinha supino” + 350 ml de água de coco ou suco OU 1 fruta + 1 colher de sopa de cereais + 1 colher de sopa de óleo de coco líquido.

Se você entrará no track daqui a 1 hora, dá tempo de fazer uma refeição balanceada como um café da manhã, almoço ou um lanche. Lembre-se de associar alimentos energéticos (carboidratos) com alimentos proteicos saudáveis! Se você comer um x-burguer ou um salgado frito, provavelmente não se sentirá muito bem durante o treino, porque são alimentos mais pesados e de digestão mais demorada. Por isso dê preferência a sanduíches de pão integral com peito de peru ou atum e queijo branco, acompanhado de suco de frutas.

Sempre que estender o treino por mais de uma hora é importante complementar a sua reserva de energia garantindo a performance e evitando-se a queima de músculos como combustível. Carregue sempre na sua mochila uma garrafinha de bebidas isotônicas como gatorade, água de côco, suco ou um sachet de gel de carboidrato para repor as energias a cada hora de treino.

carboidrato-gel-05       gatorades           sucosss

A nossa série continuará com dicas gerais de alimentação “pós-track” para você reabastecer suas energias, fique de olho!

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Como turbinar nossa performance rollerdérbica? Parte 2: reabastecendo as energias “pós-track” | Black Hearts Derby Girls

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s