Derby Girl do mês de julho/2013

Paula Lampé Figueira

Data de nascimento: 15/07/1982

Pivot/Blocker

Profissão: Psicóloga e professora universitária

1 – Como você descobriu o roller derby? Há quanto tempo está na Black Hearts Derby Girls?

 Estava num barzinho com um grupo de amigas e elas comentaram sobre o filme Whip It e brincaram dizendo que iam montar uma liga de roller derby. Fiquei super curiosa e no dia seguinte corri na locadora aqui do lado de casa e peguei o DVD pra assistir. Assim que terminei de ver o filme, fui para a internet pesquisar tudo sobre o esporte e descobri que havia duas ligas se constituindo em Vitória. Procurei uma delas e comecei a treinar umas duas semanas após ter visto o filme. Com o passar do tempo eu e mais duas amigas sentimos a necessidade de fundar uma liga de roller derby aqui em Vila Velha. No Lollapalooza de 2012 em São Paulo, em pleno show da Joan Jett, me veio à cabeça o nome da nossa liga: Black Hearts Derby Girls! Ou seja: estou na liga desde os começo!

2- Já patinava ou praticava algum esporte antes do roller derby?

 Quando eu tinha uns 7 anos de idade ganhei aqueles patins de encaixar no tênis e ficava “pirando” no quintal da minha casa correndo pra lá e pra cá com ele no pé!  Por volta dos meus 10 anos, ganhei um quads de botinha e ia para o extinto Rollerball (pista de patinação que bombou aqui em Vila Velha nos anos 90) com os meus vizinhos do prédio onde morava. Logo em seguida veio a moda do inline e é claro,quem era patinadora desde criancinha (hehe) não podia ficar de fora! Eu era daquelas meninas que se pudesse, ia pra escola patinando.

Venho de uma família de atletas, meus pais eram paraquedistas (hoje meu pai virou adepto ao voo livre de parapente) e sempre me incentivaram a praticar esportes. Na escola eu jogava vôlei e handball e sempre participava dos jogos internos. Na adolescência além de patinar comecei a fazer ginástica e continuo até hoje. Já joguei tennis, fiz muay thai e hoje faço musculação, corrida e roller derby (ufa!). Segui a tradição da família esportista, mas preferi ficar com os pés no chão mesmo.

3 – Quem é a sua jogadora de roller derby favorita?

Desde o começo eu era fã da Suzy Hotrod e da Bonnie Thunders, jammers do Gotham Girls (NY). Ultimamente adicionei a minha lista a OMG WTF, também do Gotham, que arrasa como blocker e tem sido minha inspiração. Um dia chego lá, hehe.

4 -Quais os seus projetos futuros dentro do roller derby?

 Meu projeto é estar no roller derby enquanto for possível. Quero ver a Black Hearts Derby Girls crescer ainda mais para quem sabe no ano que vem jogarmos contra outras ligas pelo Brasil a fora. Também gostaria muito de trazer o Brasileirão de Roller Derby para o meu estado e espero poder continuar na Seleção Brasileira para jogar a Copa do Mundo de Roller Derby no Texas (EUA) em 2014.

 5 – Como tem sido a experiência de fazer parte da Seleção Brasileira de Roller Derby?

 Tem sido ótima, pois tenho aprendido muita coisa com o time que é formado por pessoas que já estão no roller derby há mais tempo do que eu. Por enquanto os treinos acontecem uma vez por mês nas cidades do Rio de Janeiro ou em São Paulo, quer dizer: além de passar o final de semana praticando roller derby eu ainda dou um passeio nessas duas cidades que eu adoro! O grande problema é que não temos patrocínio e tudo sai do nosso próprio bolso. Porém não encaro a situação como gasto, mas sim como um investimento. Sempre compartilho com a minha liga tudo o que aprendo com o time e isso tem sido maravilhoso, porque temos evoluído muito por aqui.

6 – Porque o roller derby é o esporte mais legal do mundo?

Simplesmente não sei como explicar. É um esporte que envolve muita força e resistência física, porém muito divertido e que rompe com muitos paradigmas! Assista um jogo de roller derby e tire suas próprias conclusões. Ou como dizem no filme Whip It: put your skates on and be your own hero!

*********************************************************************************************************

Fique de olho na derby girl do mês de agosto!

.

Deixe um comentário

