A prática segura do roller derby

Num esporte de contato como o roller derby onde empurrões e quedas são as coisas mais comuns de acontecer, nunca é demais lembrar – tanto para fresmeats (novatas) quanto para veteranas –  sobre a importância de se praticar roller derby de forma segura! Na matéria que foi ao ar na TV Gazeta (ES) no dia 26/10/12 cometemos  o tremendo erro de permitir que duas de nossas meninas participassem do treino gravado sem o equipamento de segurança completo (capacete, cotoveleiras, munhequeiras, joelheiras e protetor bucal). Gostaríamos de esclarecer que jamais incentivaríamos a prática do esporte sem o uso desses equipamentos indispensáveis. Toda derby girl que se preze deve entrar na pista protegida até os dentes (literalmente)!

Toda derby girl que se preze deve entrar na pista protegida até os dentes!

No entanto, o nosso lapso na matéria da TV Gazeta teve o seu lado bom. Deu abertura para reflexão não somente sobre o uso dos equipamentos de proteção, mas sobre a prática segura do roller derby em geral, afinal não basta estar protegida até os dentes para garantir que ninguém vai se machucar gravemente durante um jogo. É essencial que as jogadoras sejam, antes de tudo, boas patinadoras e de fato estejam aptas para executar as habilidades mínimas requeridas pela WFTDA (Women´s Flat Track Derby Association) para entrar na pista. Por exemplo: é desnecessário e perigoso tentar freiar de outras formas que não sejam as que aprendemos em nossos treinos (t-stop, plowstop, tomahawk e powerslide) ou cair “espalhada” na pista, pois você pode se machucar e/ou machucar seriamente as outras pessoas que estão a sua volta!

Devemos levar em consideração também a importância da prática dos exercícios offskates, que além de prevenir lesões de diversos tipos, eles te dão força, equilíbrio, estabilidade e agilidade para aguentar o “tranco” de um jogo de roller derby de verdade. Além disso, temos que lembrar sempre que para se jogar seguro, é imprescindível que a patinadora conheça as regras básicas do jogo para cometer o menor número de faltas possível. Acreditamos e defendemos que o uso do kit de proteção completo, boa habilidade de patinação e conduta prudente formam o power trio que todas nós devemos carregar no corpo, na mente e no coração todas as vezes que calçarmos os nossos patins e entrarmos na pista!

 

 

*Os links da lista das habilidades mínimas e das regras da WFTDA  foram traduzidos pela liga Gray City Rebels

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s