Treinos offskates: nossos joelhos agradecem!

Com quase dois meses de existência nos deparamos com um problema que é praticamente uma unanimidade entre as Black Hearts Derby Girls: até o momento, TODAS as nossas patinadoras apresentam alguma patologia nos joelhos e apenas uma delas infelizmente a adiquiriu com a prática do roller derby (a nossa carninha Bia Bueno era a única que tinha os joelhos saudáveis até o treino da sexta passada no qual ela sofreu um estiramento!). Com tantos joelhos “podres” não seria o caso de mudar o nome da liga para “Rotten Knees Derby Girls”? Brincadeiras à parte, joelho é uma coisa muito séria e na grande maioria dos praticantes de qualquer modalidade de esporte de contato é a articulação do nosso corpo que mais sofre lesões, e no caso do roller derby não poderia ser diferente.

Como a maioria das praticantes de roller derby no Brasil, conheci o esporte através do filme “Whip It” (estrelado por Drew Barrymore e Ellen Page), e como é de se imaginar, fiquei fissurada com o esporte e logo fui atrás de uma liga na minha cidade. Só que antes de comprar os meus patins, pensei: “será que meus joelhos estragados aguentarão tanta pancada?” Minha pergunta não foi à toa, pois há 5 anos descobri que tenho condromalácea grau 1 (nada mais que um pequeno desgaste da cartilagem dos joelhos, conquistado por excesso de musculação por volta dos 19 anos de idade) e desde então tenho me cuidado bastante para prevenir dores e novas lesões. Esse cuidado tem colaborado e muito para que até hoje, com quase um ano de roller derby, eu conte nos dedos quantas vezes senti uma “queimaçãozinha leve” nos meus joelhos.

Outro dia me perguntaram quantas vezes eu treinava por semana e eu respondi: seis! Isso mesmo, eu treino seis vezes por semana: dois treinos com patins (onskates) com a liga e quatro vezes treino musculação com exercícios funcionais na academia de ginástica, além de corridas leves no calçadão da praia (ou na esteira em dias de chuva). Sei que nem todo o mundo tem a disposição de encarar uma academia (inclusive eu, mas com a condromalácea não tive escolha), mas é essencial que os treinos offskates sejam incluídos nos treinos de qualquer liga de roller derby que se preze. Não se trata de uma questão estética, até porque essa não é a proposta do nosso esporte que é super democrático e permite que mulheres de diversos tipos físicos possam praticá-lo. É muito mais uma questão de saúde e de desempenho na pista. Se você não tem a flexibilidade e a musculatura devidamente fortalecida, provavelmente não aguentará dar ou receber checks com eficiência ou encarar uma sequencia de jams num jogo, correndo o risco de se lesionar com muito mais facilidade.

Acredito que quando fazemos treinos offskates pelo menos três vezes na semana o nosso desempenho na pista melhora muito, e nem por isso a gente precisa encarar uma academia de ginástica, já que, como dissemos, esses exercícios podem acontecer onde as ligas realizam os seus treinos. Existem diversos tutoriais no youtube (os do Quadzilla são o máximo, mas exigem um nível mais avançado de treino) de exercícios que não necessariamente exigem a utilização de pesos ou aparelhos como os de pliometria, propriocepção, equilíbrio e alongamentos. Eles servem para a elaboração de uma grande variedade de séries de treinos offskates, mas é imprescindível que esses treinos sejam orientados por um profissional especializado da área de educação física, ou seja: não tentem fazer nada disso em casa! Portanto, seja para virar uma atleta do roller derby ou para a uma simples prática recreativa, jamais deixe os offskates de lado. Seus joelhos agradecem!

E a sua liga já aderiu aos treinos offskates?

Nos vemos na pista!

Pauleira #88

Um Comentário

  1. Pingback: A prática segura do roller derby « The Black Hearts Derby Girls

Deixe um comentário

